quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


PHOTOSTORY

Através do programa PhotoStory podemos trabalhar a imagem e som ao mesmo tempo construindo sequências de imagens e formar pequenas histórias animadas.
O nosso pequeno filme é o resultado da adaptação da seguinte história:


                                                  

Esta história procura abordar a “diferença”, quer física quer social e os preconceitos sociais associados. Através de imagens bastante apelativas e infantilizadas e de frases simples e curtas, o autor procura retractar situações que são reais e muitas vezes constrangedoras e polémicas para quem realmente é “diferente” ou vive numa situação que pode não ser a mais comum.
O objectivo central da nossa versão adaptada para o PhotoStory procurou manter a mensagem original dos livros, abordando e retractando situações específicas em que existem diferenças: “todos somos diferentes, mas não somos menos importantes” sendo esta a mensagem que acompanha a última imagem do filme. Para o efeito, recorremos a desenhos feitos por crianças em que essas “diferenças” são propositadamente exageradas.
Como o público-alvo são as crianças em idade pré-escolar, achámos importante a história ser narrada, pois este grupo etário ainda não domina a leitura.
A história decorre no recreio de escola, pois é neste ambiente que estas diferenças são mais evidenciadas pelas crianças. Uma das personagens, o David, é o alvo preferido de colegas que gozam com ele por ter “orelhas grandes”, o que o deixa muito triste. O seu amigo, tem a missão de o confortar e dar-lhe a entender que “não faz mal ser diferente”, recorrendo a exemplos de diferenças que vão corresponder às diferentes imagens que compõe o filme.



Aqui podem ver a estrutura do nosso trabalho.

História não faz mal ser diferente

Sem comentários:

Enviar um comentário