O que é um blogue?
Um Blogue é uma página gerada e publicada na
internet, com acesso livre, onde os seus autores escrevem/ publicam sobre a
forma de um “post” temas do seu interesse de uma forma independente,
possibilitando aos utilizadores consultar, seguir as publicações e deixar os
seus comentários, tornando-se num fácil e popular meio de comunicação (
Carvalho, Moura, Pereira, Cruz, 2006) .Os blogues podem ter apenas um autor ou vários
autores, em volta de um ou mais temas.
Junto da
comunidade escolar, assistimos ao aparecimento de uma nova dimensão designada “
blogosfera escolar” reconhecendo-se hoje em dia, duas categorias, os blogues que se configuram como “recursos
pedagógicos” e os blogues que se configuram como “estratégias pedagógicas”, admitindo
contudo que estas categorias podem não ser mutuamente exclusivas. ( Gomes,
2005, citado em Fonseca e Gomes, 2007, pág.642)
Em contextos educativos os blogues
são ferramentas essenciais e facilitadoras da interação entre professores,
alunos e comunidade educativa, pois segundo Orihuela & Santos, tem um grande
efeito motivador, já que faz com que aumente o interesse dos alunos pela
aprendizagem (Carvalho, Moura, Pereira, Cruz, 2006, pág. 637,). As
potencialidades dos Blogues são imensas pois permitem aliar as novas
tecnologias às aprendizagens tradicionais, fazendo com que o aluno tenha um
papel mais ativo e significativo na aquisição e construção de conhecimentos e
no desenvolvimento de competências disciplinares.
Para os
professores os blogues também são instrumentos ou recursos pedagógicos que
permitem dinamizar os conteúdos propostos, acompanhando o aluno no seu próprio
caminho de experimentação e aprendizagem. Para os alunos os Blogues são uma
forma de participar ativamente na sua aprendizagem, pois permite-lhes reflectir, tomar decisões, organizar e
publicar os seus pensamentos construindo conhecimento e significados, ( Sousa & Silva, 2009, pág. 1849) deixando de
ter um papel passivo na receção dos conteúdos dados pelo professor.
Referências Bibliográficas:
Ana Judite Sousa, B. D. (2009). PERCEPÇÕES DOS ALUNOS E DOS
PROFESSORES FACE À INTEGRAÇÃO DE BLOGUES EM CONTEXTO SALA DE AULA. Actas do
X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga:
Universidade do Minho. Disponivel em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9969/1/PERCEP%c3%87%c3%95ES%20DOS%20ALUNOS%20E%20DOS%20PROFESSORES%20FACE%20%c3%80%20INTEGRA%c3%87%c3%83O%20DE.pdf
Fonseca, L. & Gomes, M.( 2007 ). UTILIZAÇÃO DOS BLOGUES POR DOCENTES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO. Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía . Obtido em 25 de Outubro de 2012. Disponível em:http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7133/1/Galaico-07-LF-MJG.pdf
Fonseca, L. & Gomes, M.( 2007 ). UTILIZAÇÃO DOS BLOGUES POR DOCENTES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO. Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía . Obtido em 25 de Outubro de 2012. Disponível em:http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7133/1/Galaico-07-LF-MJG.pdf
Carvalho, A. A.,
Moura, A., Pereira, L., & Cruz, S. (2006). Blogue: UMA FERRAMENTA COM
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. Actas
do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro)
Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. Obtido em 25 de Outubro de 2012. Disponivel em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf
Caras alunas,
ResponderEliminarO vosso texto inicia-se com a referência de três autores que não estão nas referências bibliográficas. Algo semelhante acontece com os autores referidos no segundo parágrafo. Em contrapartidas existem autores nas referências bibliográficas que não são utilizados no texto. Não pode ser!
Tenham ainda cuidado com a forma como citam os autores e com a inserção do número de página do documento original sempre que há uma citação de texto.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
EliminarJá procedemos às alterações sugeridas.
Ficamos a aguardar um novo parecer.
Atenciosamente,
As alunas
Margarida e Paula